Linkedin | Facebook | E-mail

O que é Coaching

Coaching é um processo. Como sustentação o Coaching utiliza o autoconhecimento como ponto de partida, e partir disso elabora avaliando os pontos fortes e de desenvolvimento para traçar um plano para elevar a performance do cliente que denominamos “Coachee”.

Como todo processo de transformação e mudança ele não acontece de uma hora para outra. Em princípio um processo de Coaching tem duração de 10 sessões semanais e isso depende do objetivo estabelecido pelo Coachee e a partir de suas características.

Trata-se de uma assessoria pessoal e profissional que visa potencializar o nível de resultado positivo nas diversas áreas da vida.

De onde vem o Coaching e qual sua importância?

Em 1500 surgiu na Inglaterra o uso da palavra “Coach” para denominar aquele que conduz uma carruagem que transporta a pessoa de um lugar para o outro. A partir de 1850 o Coach já era utilizado nas universidades para denominar o tutor de uma pessoa. Em 1950 o Coaching é introduzido pela primeira vez na literatura de negócios como uma habilidade de gerenciamento de pessoas. Uma década depois, em 1960 um programa educacional de Nova York introduziu pela primeira vez habilidades de Coaching de Vida. Esse programa foi aprimorado no Canadá e revisado com a inclusão de ferramentas de resolução de problemas. Desde 1980 os programas de liderança incluíram o conceito de Coaching Executivo e o mundo dos negócios começou a dar importância a esse tema e emerge como uma disciplina poderosa.

Atualmente muito se tem ouvido falar de Coaching para as mais diversas áreas e objetivos.  Entretanto, muitas pessoas ainda têm dúvida sobre como este processo funciona e como ele pode ajudar.

O processo de Coaching pode te ajudar se você:

  • Quer conhecer o caminho por onde começar para realizar seus objetivos;
  • Tem muitas demandas e acredita ter pouco tempo para colocar tudo em prática;
  • Se sente desafiado nas mais diversas áreas da vida, e gostaria de definir sua missão e conhecer seus valores.
  • Quer muito avançar no rumo dos seus objetivos, porém fica com a sensação de permanecer sempre no mesmo lugar.

Todas as pessoas possuem os recursos necessários para conquistar tudo o que gostariam, mas muitas vezes não conseguem ou mesmo não sabem onde encontrar as respostas certas. É neste momento que o Coaching pode ajudar, pois o processo traz direcionamento, foco e resultado.

Por meio do Coaching, o Coachee consegue trazer aquele sonho guardado na gaveta para a realidade, definindo um prazo para que ele seja alcançado, passos necessários a serem tomados, mudanças de comportamentos, tomada de decisões e de foco.

O que não é Coaching?

Agora que você já tem uma ideia do que é Coaching e como funciona eu gostaria de dizer o que NÃO é Coaching.

Coaching não é terapia, mentoria, treinamento ou consultoria.

Mais importante do que mencionar o que não é Coaching, é deixar claro que ele também não é concorrente dessas áreas, que possuem sua devida importância dentro de seu segmento.

Para quem o Coaching funciona?

Você pode simplesmente pensar: eu já sei onde quero chegar, tenho uma meta definida e um plano de ação desenhado, logo não preciso de um Coach, certo?

Não necessariamente.

O Coaching funciona para QUALQUER pessoa que MANIFESTE VONTADE e INTERESSE em CRESCER, PASSAR PARA UM PRÓXIMO PATAMAR, MELHORAR, APRENDER, OUVIR e SE CONHECER.

Muitas vezes sabemos onde queremos chegar, o que precisamos fazer e como temos que fazer, entretanto as pessoas não conseguem alcançar estes objetivos, algo comum entre a maioria das pessoas.

Então, porque só alguns conseguem? Como um Coach pode ajudar nesse sentido?

Neste momento o Coach pode, durantes as sessões, ajudar você a estruturar o que efetivamente deseja, entender o porquê você quer alcançar determinado objetivo e o mais importante: se você está realmente disposto a fazer tudo o que for necessário para alcançar sua meta.

E é aí que você poderá sair da esfera dos sonhos e planos, epartir para a execução de forma estruturada, organizada e focada, contando com o apoio de um profissional que estará te auxiliando a manter o foco e a realizar todas as etapas alinhadas com os seus valores, identificando possíveis crenças limitantes que possam atrapalhar ou mesmo impedir seu progresso.

O Coaching funciona para quem quer ver a mudança e está disposto a colocar a mão na massa.

Artigos mais lidos

Capital Humano? Talentos?… a importância da Seleção!

As 4 Disciplinas da Execução® não são técnicas. São princípios.

O que é Coaching

Personalidade de funcionário supera técnica no trabalho

Frederico Lacerda, da Pin People: mais dados, menos intuição